terça-feira, 8 de novembro de 2011

Desfile Cívico já é tradição na celebração ao 1º Grito de República em Olinda/PE

Há três anos o momento cívico mobiliza olindenses na comemoração ao 1º Grito de República, que foi dado em Olinda, em 1710

Por Ana Paula Gomeze
Desfile Cívico em comemoração aos 300 anos do 1º Grito de República do Brasil. Foto: Passarinho/Pref.Olinda
Desfile Cívico do 1º Grito de República do Brasil, em 2010. Foto: Passarinho/Pref.Olinda
No dia 10 de Novembro, Olinda comemora um dos atos pioneiros da cidade: O Primeiro Grito de República proferido em 1710, antes mesmo do início da Revolução Francesa e da Independência dos Estados Unidos da América. Neste dia, a Prefeitura promove um Desfile Cívico, reunindo de crianças a idosos, na retomada da saudosa tradição dos desfiles, no município.
O evento, que é realizado em parceria com a Câmara de Vereadores e o Instituto Histórico, inicia a partir das 15h, em frente às ruínas do Senado, no Mercado da Ribeira, com a presença do prefeito Renildo Calheiros, autoridades políticas e representantes das entidades que estarão desfilando. Na ocasião, haverá hasteamento das bandeiras, hinos e queima de fogos para anunciar o inicio do desfile.
Participam do desfile, escolas municipais, estaduais e particulares, Escoteiros, Escolas Militares, Exercito, Aeronáutica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU, entidades sociais e agremiações carnavalescas entre elas, a Mulher do Dia e o Homem da Meia Noite. Bandas, fanfarras e a orquestra do Centro Educacional de Música de Olinda (CEMO) também estão confirmadas.
A concentração dos participantes começa a partir das 14h, na Avenida Liberdade ao lado da Praça do Carmo. Ao todo, o percurso do desfile será de aproximadamente 1 km, começando na Avenida Liberdade e dispersando na Rua 15 de novembro (em frente à Câmara de Vereadores de Olinda).
Histórico – 10 de novembro de 1710 foi a data em que se deu o 1º Grito de República. Em seguida, sustentou-se uma luta contra os portugueses aqui residentes e a própria coroa lusitana, na chamada “Guerra dos Mascates”. Antes disso, já houvera movimentos de resistência aos colonizadores europeus, de natureza popular, formados principalmente por negros e indígenas, como o Quilombo dos Palmares e a Confederação dos Tapuias, no Brasil. Somente 66 anos depois do nosso grito de República houve algo semelhante em Boston, Filadélfia, que resultou na fundação dos Estados Unidos.
A cidade declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pode ser chamada de “mãe da República”. Mas sua contribuição foi muito além daquele evento tricentenário. Há duzentos anos, o seu Seminário era a melhor escola do País, ao nível dos mais destacados liceus da França, por lá tendo passado líderes políticos e pensadores como Frei Caneca, Arruda Câmara, Azeredo Coutinho, Padre Miguelinho, João Ribeiro Montenegro e vários outros que tiveram fundamental participação no processo de independência e na fundação da nação brasileira.
E ainda na primeira metade do século XIX ela daria seguimento à sua vocação de centro irradiador do pensamento nacional, sediando, juntamente com São Paulo, um dos dois primeiros cursos de Direito, assim como as primeiras faculdades brasileiras de Agronomia e de Veterinária.

Roteiro do Desfile Cívico

Concentração: 14h – Praça do Carmo
Desfile: segue pela Av. Liberdade, Rua Prudente de Moraes, Quatro Cantos, Rua de São Bento (Mercado da Ribeira) até a sede da Prefeitura de Olinda, dispersando na Rua 15 de Novembro.
Abertura: Mercado da Ribeira
15h – Hasteamento das bandeiras, Hino, Pronunciamento das autoridades
15h30 – Queima de fogos e Início do desfile

Nenhum comentário:

Postar um comentário