quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sem datas definidas, Fifa confirma quatro sedes e coloca duas em lista de prováveis na Copa das Confederações


Nesta quinta-feira, a Fifa divulgou as cidades-sede para a Copa das Confederações de 2013, que acontece no Brasil e tem caráter de evento-teste para os países que sediarão a Copa do Mundo no ano seguinte. Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro são as cidades-sede confirmadas, enquanto Recife e Salvador foram colocadas como potenciais sedes da disputa, que terá 16 jogos. O calendário de jogos, porém, ainda não foi definido, como antecipado pelo jornal O Estado de S.Paulo.

Apesar da indefinição sobre as sedes, a Fifa já definiu os palcos dos principais jogos da Copa das Confederações. Assim, Brasília terá a abertura do torneio em 2013, enquanto o Rio ficará com a grande final. Já Belo Horizonte e Fortaleza irão receber uma semifinal cada um. A inclusão de Recife e Salvador dependerá dos estádios das respectivas cidades estarem prontos até junho do ano que vem, mas não adiantou se os dois municípios podem ser substituídas por outras caso não consigam cumprir tal prazo.

"São competições diferentes, com necessidades e objetivos diferentes. É um evento-teste para a Copa, como sempre se foi. O objetivo é estender [a competição] a seis cidades brasileiras, duas são potenciais sedes, desde que tenham as suas obras realizadas até o final de 2012", explicou o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local da Copa (COL), Ricardo Teixeira.

Apesar de divulgar os estádios, a Fifa ainda não confirmou o cronograma, já que pode mudar o planejamento caso o receio do atraso das obras se confirmem. A menos de três anos do Mundial, nenhum dos 12 estádios está pronto. Local da abertura, o Itaquerão, em São Paulo, por exemplo, não estará pronto em 2013. Os bilhetes para o torneio que antecede o Mundial começarão a ser vendidos após o sorteio no final de 2012.

A competição vai ocorrer entre 15 e 30 de julho e reunirá os campeões dos seis continentes, além do país sede e do atual campeão mundial. Até o momento, Japão (campeão asiático), México (campeão da Concacaf), Brasil (país-sede), Espanha (campeã mundial), Uruguai (campeão da América do Sul) já têm presença confirmada. Ainda faltam ser definidos os representantes de Oceania, África e Europa.

Brasil confirma quatro cidades e deixa duas como potenciais sedes para Copa das Confederações
Brasil confirma quatro cidades e deixa duas como potenciais sedes para Copa das Confederações
Crédito da imagem: Reuters
Essa informação escancara o fato de que o Brasil está atrasado para a Copa. O país não tem nenhum dos 12 estádios para a Copa pronto e muitas das cidades-sede sofrem com problemas de infraestrutura para receber o contigente de turistas. As cidades-sede são São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Cuiabá, Salvador, Recife, Fortaleza e Natal e Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário