sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Pernambuco corre contra o tempo



Lucas Fitipaldi - Diario de Pernambuco

A Copa das Confederações era questão de honra para o governador Eduardo Campos. O anúncio da aprovação do Recife, mesmo que condicional, como uma das subsedes foi recebido com festa. Exibido atrás do governador na entrevista coletiva, o banner resumia o grau de confiança: “Pernambuco na Copa das Confederações Brasil 2013”. Confiança compreensível. Apesar de ter não ter sido cravada pela Fifa, a única chance de Recife ficar fora da competição é descumprindo os prazos estabelecidos. Possibilidade sequer cogitada pelo governo. Se já era prioridade, a partir de agora o andamento das obras da Arena Pernambuco e do sistema viário de acesso a São Lourenço da Mata receberá ainda mais atenção. Uma vistoria da Fifa em julho do próximo ano dará o aval definitivo. O prazo final de conclusão para dezembro de 2012 segue mantido.

Em seu discurso, Eduardo Campos ressaltou o esforço nos bastidores junto aos membros do Comitê Organizador Local da Copa (COL) e da Fifa para que capital pernambucana fosse incluída na Copa das Confederações. Uma reunião no Rio de Janeiro foi citada. “Havia uma tese para que fossem escolhidas apenas quatro subsedes para a Copa das Confederações. Tudo já parecia se consolidar nesta direção. Mas a partir de algumas argumentações, a Fifa concordou em ampliar o leque. Essa vistoria final instituída de certa forma já ocorreria naturalmente. Estamos inteiramente tranquilos. Vamos ser sede da Copa das Confederações”, garantiu. Além de Recife, Salvador foi a outra cidade parcialmente aprovada. Garantidas estão Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza.

Ao lado do prefeito do Recife, João da Costa, e do secretário extraordinário da Copa no estado, Ricardo Leitão, Eduardo Campos disse ter o estado superado mais uma desconfiança em torno da candidatura local. “Primeiro, muitos duvidaram se seríamos sede da Copa do Mundo. Depois, se teríamos condições de erguer uma arena. Por último, se receberíamos a Copa das Confederações.” O prefeito João da Costa também comemorou. “O torneio será o grande teste para a Copa do Mundo. Muito importante para consolidar todo o trabalho que vem sendo desenvolvido no estado. Só nos preparar a cidade para receber as seleções e os turistas em 2013”

Nenhum comentário:

Postar um comentário