sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Desfile do Galo da Madrugada conta com alegorias e 25 trios elétricos


Luiz Gonzaga, um dos homenageados desse ano, ganhou versão em boneco. (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Homenageado, Luiz Gonzaga foi transformado em
boneco gigante. (Foto: Katherine Coutinho / G1)
O Galo da Madrugada promete muito frevo e folia para o Sábado de Zé Pereira. São 25 trios elétricos, quatro mini trios, além das alegorias que já são tradicionais no desfile que percorre 4,5 quilômetros pelas ruas do centro do Recife. A saída está marcada para as 9h e a expectativa é que 2 milhões de foliões participem da festa, que deve terminar por volta das 18h30.
O desfile começa com o tradicional carro abre-alas, com o Galo e o estandarte do bloco, seguido pela ala do Galo 1978, parte especial do bloco voltada aos antigos carnavais. "Junto ao Galo 1978, teremos o boneco do Enéas Freire [fundador do bloco], como já é tradicional e a novidade deste ano, o Galo em boneco gigante", conta o vice-presidente do bloco, Rodrigo Menezes. Nessa ala, desfilam também o Homem da Meia-Noite e sua diretoria, além de um boneco gigante do outro homenageado, Luiz Gonzaga.

Boneco do Galo será novidade no desfile (Foto: Katherine Coutinho/G1)
Boneco do Galo é novidade no desfile
(Foto: Katherine Coutinho/G1)
Entre os carros alegóricos do desfile estão o tradicional Bonde de São José e as duas alegorias que remetem ao "Rei do Baião": Luiz Gonzaga e Asa Branca. "Teremos também freviocas com passistas e música para animar a parte da frente do desfile", avisa Rodrigo.
Referências ao Rei do Baião também estarão nos trios elétricos, que contam com um galhardete com músicas de Gonzagão. "São como batismos dos trios. O primeiro vem com o nome Asa Branca. É uma forma de também prestarmos homenagens a esse compositor, que tem mais de 300 músicas registradas", explica Rômulo Menezes, presidente do Galo.
Pensando nas crianças, um dos mini trios vem com o Palhaço Chocolate. "Sabemos que as crianças não ficam muito, mas queremos trazê-las para o nosso carnaval. Vamos animar para elas virem para o Pinto da Madrugada [que sai na terça-feira (21)]", pondera o presidente do Galo. O mini trio vem pouco antes do Asa Branca.
O primeiro trio elétrico, que deve passar pelo corredor dos camarotes às 10h, é comandado por Gustavo Travassos, Fafá de Belém e o sanfoneiro pernambucano Beto Hortiz. "Quando os trios passarem pelo camarote, vamos ter um momento de interação. Tem uma plataforma especial para facilitar esse contato entre os artistas", adianta Rômulo. Entre as atrações que devem estar nos camarotes estão Luiz Melodia, Dominguinhos, Cezzinha, Marcelo D2 e Robertinho do Recife.
Para mostrar que o carnaval de Pernambuco é realmente diversificado, o trio comandado por Cristina Amaral e Lia de Itamaracá, conhecida pela ciranda e o coco de roda, promete um momento especial para os foliões. "Elas pretendem fazer uma bela ciranda, para mostrar ao mundo a riqueza do nosso carnaval", avisa Rômulo.
O presidente defende, ainda, a presença de grupos e orquestras que estão começando a carreira. "Essa é oportunidade de dar espaço e de formarmos as futuras atrações do Galo, de incentivarmos as orquestras de frevo, como já fizemos com a Trombonada e a Orquestra Perfil", defende Rômulo. Uma das atrações que está estreando é a banda Luará, que comanda um dos últimos trios.
O Galo da Madrugada desfila no Sábado de Zé Pereira, com saída da Travessa do Forte das Cinco Pontas, às 9h, seguindo pela Rua Imperial, Avenida Dantas Barreto, Avenida Sul, Rua Saturnino de Brito, Rua Imperial, Rua do Muniz, Avenida Dantas Barreto e Avenida Guararapes. A dispersão ocorre na Rua do Sol, Praça da República, Rua do Imperador e no Cais José Estelita.


Confira a ordem dos trios elétricos e atrações:

1. Asa Branca: Gustavo Travassos, Fafá de Belém e Beto Hortiz.
2. Buraco de Tatu: Maestro Forró
3. Cintura Fina: Geraldinho Lins
4. 'Derramarraro o Gái': Asas da América
5. Forró de Cabo a Rabo: Alceu Valença
6. Juazeiro: Cristina Amaral e Lia de Itamaracá
7. Luar do Sertão: 100% Mulher
8. Matuto de Opinião: Banda Calypso
9. Nem se despediu de mim: Spok, Gerlane Lops, Elba Ramalho, Josildo Sá e Jorge Vercillo
10. No meu Pé de Serra: André Rio e Rogério Rangel
11. Numa Sala de Reboco: Almir Rouche
12. Cheiro da Carolina: Nena Queiroga e Luiza Possi
13. Xote das Meninas: Som da Terra e Guilherme Arantes
14. Olha Pro Céu: Quinteto Violado
15. Ovo de Codorna: Benil e Leozinho
16. Pagode Russo: Ed Carlos e Cylene Araújo
17. Paraíba: João do Morro
18. Que Nem Jiló: Trombonada
19. Respeita Januário: Lima Neto, Bel Lima e Adryana BB
20. Riacho do Navio: Dudu do Acordeon, banda Seu Januário e convidados
21. Tá Bom Demais: Edilza Aires
22. Tamborete de Forró: Fabiana, a Pimentinha do Nordeste
23. Último Pau de Arara: banda Luará
24. Vem Morena: banda da Polícia Militar de Pernambuco
25. Zé Matuto: Orquestra Garcia


Katherine Coutinho
Do G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário