segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Com valorização da cultura regional, Filarmônica Paulista se apresenta no município

Centenas de pessoas acompanharam, na manhã deste sábado (13.12), a apresentação do 1º concerto da Filarmônica Paulista. O grupo, composto por 50 pessoas, prestigiou o público presente no Teatro Paulo Freire, localizado no Centro da cidade, com a exibição de um repertório ligado à cultura pernambucana. O evento também contou com a realização de um concerto aula da Banda Municipal Aristides Borges e com a participação de dez cantores formados na rede local.


Em homenagem aos 102 anos de nascimento de Luiz Gonzaga, comemorados hoje, o grupo reproduziu a canção Asa Branca. A canção Trenzinho Caipira, composta por Heitor Villa Lobos, também foi tocada pelos integrantes do concerto.

Constituída por pessoas de oito a 60 anos, a Filarmônica Paulista busca divulgar e refletir sobre a arte no município. O conjunto é vinculado ao Centro de Música da Secretaria de Educação da Cidade.

Para a senhora Maria Melo, aluna dos cursos de violino e de teclado, o contato com a música é fundamental porque a proporciona maior autoestima. “A música tira de mim toda a tristeza. Eu passei por várias adversidades. Eu tinha uma enorme facilidade de me sentir mal. Mas quando eu pego no violino e começo a tocá-lo, a angústia vai para bem longe e eu me sinto outra pessoa”, afirmou.

“A gente acredita que a música e a arte são fundamentais para a alma do ser humano. Assim como o corpo precisa do alimento, a alma precisa ser nutrida. E isto acontece a partir do consumo da arte. Portanto, a iniciativa é de extrema importância para o município, pois nós ofertamos outras opções de lazer para a população da cidade”, comentou o gestor do Centro de Música do Paulista, Elson Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário