terça-feira, 18 de agosto de 2015

UM POUCO DA HISTORIA DO PAULISTA/PE


A história da cidade começa com a doação das terras ao Norte de Olinda pelo Donatário Duarte Coelho ao seu cunhado Jerônymo de Albuquerque, como recompensa pelos seus serviços prestados à Colônia.No ano de 1550, Jerônymo de Albuquerque deu como dote aquelas mesmas terras ao português Gonçalo Mendes Leitão, quando este se casou com sua filha Antônia de Albuquerque.Em 1555Gonçalo Mendes Leitão estabeleceu,próximo ao Rio Paratibe(que significa Peixe de águas clara)um engenho d’água  denominado Paratibe,Construiu uma capelinha dedicada a Santo Antônio, um grande sobrado para sua residência, e outras obras indispensáveis a um estabelecimento agrícola de semelhante natureza.



(ATUALMENTE INSTALADA DENTRO DOS JARDINS DO SEMINARIO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS EM JARDIM PAULISTA)













Anos depois, a propriedade de Paratibe foi desmembrada, passando a denominar-se Paratibe de Cima, e  Paratibe  de Baixo Com a morte de Gonçalo Mendes, alguns lotes de terra foram vendidos, passando grande parte daquela propriedade para o domínio de outras pessoas. Posteriormente, o engenho Paratibe de Baixo e toda propriedade de Maranguape passam a pertencer ao mestre de campo João Fernandes Vieira, que construiu ali um sobrado para sua residência, uma capela dedicada a Nossa Senhora dos Prazeres e a casa paroquial.



.


Em 1692, o Coronel Francisco Berenguer adquiriu, a titulo de compra, uma porção de terras em Paratibe de Cima.

Em 1689, o mestre de campo Manoel Alves de Moraes Navarro, adquiriu o referido engenho, passando tal propriedade a ser denominada “Engenho de Paulista”, pelo fato do novo proprietário ser natural da Capitania de São Paulo, de onde veio comandado por um terço de primeira linha para a chamada “Campanha dos Palmares”.
Naquela época, era muito comum o uso da seguinte expressão: “vou para o Engenho do Paulista” ou “venho de Engenho Paulista”.Daí originou-se o nome do município “Paulista”.

Também registra o suicídio do Padre João Ribeiro Pessoa de Melo Montenegro, nesta cidade, ocorrido no dia A história 20 de maio de 1817, pela sua participação na Revolução Pernambucana e por ver o movimento frustrado.



Quando da Proclamação da República em 1889 um ano após a libertação dos escravos, Pernambuco enfrentou logo de cara a crise do açúcar. Períodos da época trazem comentários sobre esse momento de crise econômica enfrentado pelo Estado. No geral, isso se deu pela própria conjuntura econômica nacional, que como sabemos passara por uma crise inflacionária no Governo Prudente de Morais, e pelo sucateamento da própria estrutura produtiva dos antigos engenhos - pois era gritante a urgência por uma modernização que só viria a acontecer algumas décadas mais tarde.


O surto de fábricas têxteis começou, portanto, em 1891 com Paulista e Camaragibe (Companhia de Tecidos Paulista e Companhia Industrial Pernambucana). Depois vem a da Madalena, Torre e Goiana. E finalmente em 1895 a Fábrica da 
Várzea e a de Apipucos (Braz, Silva & C.).





TRANSFORMAÇÃO SOCIO/POLITICA/ECONOMICA 










No ano de 1904, o sueco Herman Theodor Lundgren, que já se encontrava no Brasil desde 1855, já naturalizado brasileiro, casado com Anna Elizabeth e pai de filhos, empreende o seu maior feito industrial, na cidade do Paulista, ao adquirir o controle da velha fábrica de tecidos de Paulista,(RODRIGUES LIMA & CIA)  uma pequena e pobre povoação, na época. Em 1907, é criado o Distrito de Paulista, pertencente a Olinda.No ano de 1935, então desmembrada de Olinda, uma parte de Igarassú e outra parte do município de São Lourenço da Mata, por força da lei estadual de n 11, de 04 de setembro daquele ano, chegaram a constituir o distrito único do Paulista,assim tornando municipio do mesmo nome.













 A PARTIR DAÍ PASSOU TRANSFORMAÇÕES,ENTRE ELAS CONSTRUÇÃO DA IGREJA DE SANTA ISABEL,NO CENTRO DA CIDADE EM 1946  INAGURADA EM 29 DE JUNHO DE  1950,

























fabrica arthur onde será um futuro shopping  







Década de 60(Sessenta) chegada da energia elétrica para toda Paulista.
Difundido o Parque Industrial de Paratibe. 
Bancos,Comercio entre  outros empreendimentos.


2015 um novo empreendimento que vai colocar Paulista numa nova dimensão econômica da cidade  que estamos falando PAULISTA NORTH WAY SHOPPING entre outros empreendimentos imobialiarios. 



















EM 2015 PAULISTA NO DIA 04 DE SETEMBRO COMPLETARÁ 80 ANOS DE EMANCIPAÇÃO