quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Festa do Morro faz homenagem a 160 mulheres com nome da santa

Morro se prepara para a festa da santa (Foto: Anna Tiago/G1)

Morro se prepara para a festa da santa (Foto: Anna Tiago/G1)


A programação da 110ª edição da Festa do Morro da Conceição fará referência aos 160 anos do dogma da Imaculada Conceição de Maria, proclamado pelo Papa Pio XI em 1854. A festa, que tem como tema “Maria, Mãe Imaculada”, acontece entre os dias 29 de novembro e 8 de dezembro e será celebrada com 56 missas e 9 shows na programação cultural. Os detalhes do evento foram divulgados na manhã desta segunda-feira (10) na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na Zona Norte do Recife.

Nesta edição, a Festa do Morro da Conceição homenageia 160 mulheres que receberam nomes relacionados à santa, como Maria da Conceição, Conceição de Maria ou Imaculada Conceição. A homenagem será no dia 30 de novembro, na missa das 19h.
A escolha das mulheres homenageadas acontece por meio de inscrição no blog da Festa do Morro. Até agora, 100 já foram selecionadas. A professora Maria da Conceição Cordeiro, de 55 anos, será uma das homenageadas. “Meu nome foi escolhido porque minha mãe pensou que eu nasceria com defeitos e, no dia do parto, viu a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Quando nasci perfeita, ela prometeu que meu nome seria uma homenagem a ela”, conta. Maria confessa que, na adolescência, não gostava do nome, mas hoje é muito agradecida à mãe. “Eu adoro meu nome, é muito forte, sou muito abençoada e estou muito feliz de ter sido escolhida”, diz.
Além da homenagem às mulheres, a paróquia irá vender um quadro com o busto de Nossa Senhora da Conceição. A peça custará R$ 1500 e o valor pode ser dividido no cartão de crédito em até cinco vezes. “Não é só para registrar os 160 anos do dogma, mas também é em prol da nossa construção da Igreja de São José, no Alto José Bonifácio”, explica o padre Roberto França. A construção faz parte do gesto concreto da festa deste ano.

Oficial
A procissão da bandeira abre as comemorações a Nossa Senhora da Conceição, com concentração no Sítio da Trindade marcada para as 17h do dia 29 de novembro. A caminhada sairá às 18h e seguirá pela Estrada do Arraial e pelas ruas Padre Lemos e Pedro Alain. A procissão ainda passará pelo Largo Dom Luiz e subirá pela Rua Itacoatiara até a Praça da Conceição, onde o padre José Roberto França, pároco do Morro da Conceição, celebrará a santa missa campal.
Do dia 30 de novembro a 7 de dezembro, as missas acontecem em seis horários: 7h, 9h, 11h, 14h, 16h e 19h. As apresentações musicais serão sempre após a última missa, às 20h30, no palco montado na Praça da Conceição. A programação cultural terá participação apenas de shows religiosos e a abertura fica por conta da cantora Elba Ramalho, que se apresenta no dia 29 com um repertório de músicas católicas.
Uma missa especial em memória ao escritor Ariano Suassuna, ao ex-governador Eduardo Campos, ao jornalista Carlos Percol, ao fotógrafo Alexandre Severo e ao cinegrafista Marcelo Lyra será celebrada às19h do dia 1º de dezembro.
Padre José Roberto de França mostra a imagem que será vendida durante o evento. Os recursos serão voltados para a construção da igreja no Alto José Bonifácio. (Foto: Anna Tiago/G1)Padre José Roberto de França mostra a imagem que será vendida durante o evento. Os recursos serão voltados para a construção da igreja no Alto José Bonifácio. (Foto: Anna Tiago/G1)
No dia 8 de dezembro, dedicado a Nossa Senhora da Conceição, acontece a procissão de encerramento do novenário, com concentração marcada para as 14h no Forte do Brum, na área central do Recife. “Esse é o ponto culminante do evento. A gente saía do Parque da Jaqueira, mas agora facilitamos, é uma linha reta, Fiquei ciente dos atrasos no ano passado, mas seremos extremamente pontuais neste ano”, diz o padre Roberto França, pároco do Morro da Conceição.
O cortejo sairá às 14h30 e percorrerá, aproximadamente, 7 quilômetros. O percurso seguirá pela Ponte do Limoeiro e Avenida Norte em direção ao Morro da Conceição. A missa campal de encerramento será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, que irá elevar a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição à categoria de santuário.
Estrutura
Durante o evento, a Polícia Militar disponibilizará mais de 2 mil serviços, distribuídos em moto patrulhas, policiamento a pé, patrulha do bairro e postos policiais. De acordo com o comandante do 11º Batalhão da PM, Major Reginaldo Pereira, a previsão é de que, por dia, 120 policias estejam a postos no Morro da Conceição e entornos. “O número deve dobrar no dia do encerramento, em 8 de dezembro. Uma das metas é diminuir a quantidade de assaltos e furtos, evitar homicídios e garantir o sossego dos moradores da área”, afirma.
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) também atuará na área. Serão 550 agentes distribuídos no entorno do local do evento. Nos dias 7 e 8 de dezembro, apenas carros dos moradores poderão ter acesso ao morro.
A festa contará com o polo religioso, no Morro da Conceição, de alimentação e infantil, na Praça do Trabalho, na Avenida Norte. A Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) irá licenciar 360 espaços para comerciantes. Os ambulantes antigos podem se cadastrar na Prefeitura do Recife a partir desta segunda (10) até o dia 21 de novembro. Já os novos comerciantes devem se cadastrar do dia 24 de novembro a 2 de dezembro.
Este ano, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o banco Santander, estará disponibilizando empréstimos facilitados para os comerciantes que precisarem de financiamento. O empréstimo deve ser solicitado no momento do cadastro na prefeitura. Os comerciantes que trabalham com alimentos também poderão se inscrever para participar da capacitação boas práticas de contaminação de alimentos promovida pela Vigilância de Saúde.
Dois polos de saúde estarão dispostos para atender os visitantes. Um funcionará na unidade de saúde do Morro da Conceição e outro na Upinha 24 horas Dr. Moacyr André Gomes, na Avenida Norte. Equipes com médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem prestarão atendimento nos locais.
FONTE: G1-PE

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Olinda celebra 1º Grito de República do país


Grito foi dado por Bernardo Vieira de Melo, em 1710, e mostrava, já naquela época, o pioneirismo político da Marin dos Caetés. Escolas, autoridades e agremiações participam do desfile

Alunos de escolas públicas e particulares de Olinda participam, na tarde desta quinta-feira (06), do desfile cívico em homenagem ao 1º Grito de República. A atividade é uma iniciativa da Prefeitura da Cidade com o apoio da Câmara de Vereadores e do Instituto Histórico de Olinda. A concentração será às 13h30, na Avenida Liberdade, e, com isso, o trânsito muda em algumas ruas do Sítio Histórico.
A solenidade de abertura do desfile será realizada nas ruínas do antigo senado, em frente ao Mercado da Ribeira. Lá, o prefeito Renildo Calheiros e autoridades realizam o hasteamento de bandeiras e ouvem hinos. Fogos anunciarão o início da marcha quando os estudantes percorrerão a Rua Prudente de Morais, entrarão nos Quatro Cantos, subirão as ruas Bernardo Vieira de Melo e de São Bento para finalmente dispersar na Ladeira 15 de Novembro.
Mais de 40 escolas das redes municipal, estadual e particular estão confirmadas no desfile. Participam ainda escolas militares, representantes do Exército, Aeronáutica, Marinha, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, SAMU, grupos de escoteiros, entidades sociais e agremiações carnavalescas.
TRÂNSITO – moradores da Cidade Alta devem ficar atentos ao tráfego nas ruas próximas do percurso do desfile. Agentes de trânsito estarão a postos na Avenida Liberdade, Quatro Cantos, Rua Prudente de Morais e Rua de São Bento para orientar motoristas. Não será permitido o estacionamento de veículos automotores, nestas vias, das 12h às 20h, desta quinta-feira. Logo em seguida, o trânsito na área será liberado.
HISTÓRICO – 10 de novembro de 1710 foi a data em que Bernardo Vieira de Melo deu o 1º Grito de República no Brasil. Em seguida, sustentou-se uma luta contra os portugueses aqui residentes e a própria coroa lusitana, na chamada “Guerra dos Mascates”. Antes disso, já houvera movimentos de resistência aos colonizadores europeus, de natureza popular, formados principalmente por negros e indígenas, como o Quilombo dos Palmares e a Confederação dos Tapuias, no Brasil. Somente 66 anos depois do nosso grito de República houve algo semelhante em Boston, Filadélfia, que resultou na fundação dos Estados Unidos.
“É uma data extremamente significativa. Não é gratuito que o hino do estado fala, em sua quarta estrofe, que a república é filha de Olinda. Esse primeiro grito de república, esse primeiro brado de liberdade nacional que saiu do senado da câmara de Olinda, 78 anos antes da revolução francesa, 73 anos antes da independência dos Estados Unidos. É algo que todos os brasileiros devem se orgulhar pelo pioneirismo da cidade de Olinda nas questões republicanas”, falou o secretário de Patrimônio e Cultura, Lucilo Varejão.
Roteiro do Desfile Cívico:
13h30 – Concentração das escolas na Praça do Carmo.
15h – Solenidade de abertura e hasteamento das bandeiras em frente às ruínas do Senado (Mercado da Ribeira)
15h30 – Início do desfile. Roteiro: Av. Liberdade, Rua Prudente de Moraes, Quatro Cantos, Rua Bernardo Vieira de Melo (Mercado da Ribeira), Rua de São Bento até a sede da Prefeitura de Olinda, dispersando na Rua 15 de Novembro.
Serviço:
Desfile Cívico em homenagem ao 1º Grito de República
Quinta-feira (06) – concentração às 13h30 e início às 15h
Avenida Liberdade (concentração) e Rua Bernardo Vieira de Melo (abertura)