quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Carnaval 40° Junior Matuto


O Bacalhau Na Vara de Paratibe veio com tudo nas avenidas de Paratibe, Arthur Lundgren e Mangueirão Paulista-PE, inclusive foi aprovado o novo roteiro do Bloco pelo Público presente, facilitando o início do Evento e o encerramento.




Com a participação dos Trios e Bandas:
TRIO BALADA - BANDA LUARÁ


TRIO OXIGÊNIO - BANDA SEM RAZÃO









Com bastante Policiamento, Guardas Municipais de Trânsito, Diretora e funcionários da Diretoria da Mulher executando trabalho de violência contra a mulher e os Agentes da Paz trocando garrafas de vidro por vazilhames de plástico para colocar as bebidas,
Policiais Militares


Policiais Militares
Guardas Municipais de Trânsito

Coordenadora Patrícia e Agentes da Paz
Diretora e funcionários da Diretoria da Mulher





Tudo isso em prol de sua segurança caro Folião!!! A equipe do Blog parabeniza a Diretoria do Bloco Bacalhau na Vara pela organização do evento, aos Policiais Militares de Pernambuco, aos Guardas Municipais e aos Agentes da Paz que fizeram nossa segurança.

Presentes no Trio:
Secretário de Planejamento-Paulista, Jorge Carreiro
Vereador Silvio Moura
Vereador Junior Matuto

Apoio Cultural:
Vereador Junior Matuto

Imagens José Carlos Alves 
Redação Do Paulista Atualizado

Bacalhau na Vara arrasta multidão em Paulista



Nesta quarta-feira de cinzas (22), as ruas da cidade foram tomadas por foliões que acompanharam o desfile de 13 trio elétricos

Com um bacalhau doado, um grupo de amigos fez um estandarte e saiu pelas ruas da cidade. Essa brincadeira foi há 43 anos. O bloco, batizado de Bacalhau na Vara, mantém a tradição: os ingredientes do estandarte depois vão para panela.
Uma multidão acompanhou o desfile. Animação garantida por 13 trios elétricos. Nenhum outro bloco arrasta tanta gente em Paulista. Ruas dos bairros de Paratibe e Arthur Lundgren foram ocupadas por incansáveis foliões.
Ana Beatriz de três anos vestida de passista estava animada. A mãe acredita que tanta energia tem uma explicação. “Ela saiu da maternidade direto para o bloco”, falou Edivânia Nunes. E foi com mistura de ritmos que e ela e outros foliões resistentes se despediram do Carnaval.

Campanha da Fraternidade é lançada com missa e caminhada no Recife

Nesta quarta-feira (22), começou um período conhecido como “quaresma” para os católicos,preparação para a páscoa. Também nesta quarta, aconteceu o lançamento da Campanha da Fraternidade (CF) 2012, que tem como tema a saúde pública. No Recife, o lançamento da campanha foi às 16h, na Paróquia de São Sebastião, 
Houve uma celebração eucarística e, em seguida, os fiéis seguiram  em caminhada até o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), que  foi  homenageado com uma placa comemorativa pelos 140 anos da unidade.

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido concedeu uma bênção especial na capela do HUOC e inaugurarou a placa comemorativa juntamente com o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Carlos Fernando de Araújo Calado.

A Campanha da Fraternidade é promovida desde 1964 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Esta é a segunda vez que a saúde será tema da CF; a primeira ocasião foi em 1981 (Saúde para todos).


Unidos da Tijuca é a campeã do Carnaval carioca



  

Escola de samba Unidos da Tijuca é campeã no Carnaval carioca de 2012 com o samba-enredo O Dia em Que Toda a Realeza Desembarcou na Avenida para Coroar o Rei Luiz do Sertão, em homenagem ao pernambucano Luiz Gonzaga.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Desfile do Galo da Madrugada conta com alegorias e 25 trios elétricos


Luiz Gonzaga, um dos homenageados desse ano, ganhou versão em boneco. (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Homenageado, Luiz Gonzaga foi transformado em
boneco gigante. (Foto: Katherine Coutinho / G1)
O Galo da Madrugada promete muito frevo e folia para o Sábado de Zé Pereira. São 25 trios elétricos, quatro mini trios, além das alegorias que já são tradicionais no desfile que percorre 4,5 quilômetros pelas ruas do centro do Recife. A saída está marcada para as 9h e a expectativa é que 2 milhões de foliões participem da festa, que deve terminar por volta das 18h30.
O desfile começa com o tradicional carro abre-alas, com o Galo e o estandarte do bloco, seguido pela ala do Galo 1978, parte especial do bloco voltada aos antigos carnavais. "Junto ao Galo 1978, teremos o boneco do Enéas Freire [fundador do bloco], como já é tradicional e a novidade deste ano, o Galo em boneco gigante", conta o vice-presidente do bloco, Rodrigo Menezes. Nessa ala, desfilam também o Homem da Meia-Noite e sua diretoria, além de um boneco gigante do outro homenageado, Luiz Gonzaga.

Boneco do Galo será novidade no desfile (Foto: Katherine Coutinho/G1)
Boneco do Galo é novidade no desfile
(Foto: Katherine Coutinho/G1)
Entre os carros alegóricos do desfile estão o tradicional Bonde de São José e as duas alegorias que remetem ao "Rei do Baião": Luiz Gonzaga e Asa Branca. "Teremos também freviocas com passistas e música para animar a parte da frente do desfile", avisa Rodrigo.
Referências ao Rei do Baião também estarão nos trios elétricos, que contam com um galhardete com músicas de Gonzagão. "São como batismos dos trios. O primeiro vem com o nome Asa Branca. É uma forma de também prestarmos homenagens a esse compositor, que tem mais de 300 músicas registradas", explica Rômulo Menezes, presidente do Galo.
Pensando nas crianças, um dos mini trios vem com o Palhaço Chocolate. "Sabemos que as crianças não ficam muito, mas queremos trazê-las para o nosso carnaval. Vamos animar para elas virem para o Pinto da Madrugada [que sai na terça-feira (21)]", pondera o presidente do Galo. O mini trio vem pouco antes do Asa Branca.
O primeiro trio elétrico, que deve passar pelo corredor dos camarotes às 10h, é comandado por Gustavo Travassos, Fafá de Belém e o sanfoneiro pernambucano Beto Hortiz. "Quando os trios passarem pelo camarote, vamos ter um momento de interação. Tem uma plataforma especial para facilitar esse contato entre os artistas", adianta Rômulo. Entre as atrações que devem estar nos camarotes estão Luiz Melodia, Dominguinhos, Cezzinha, Marcelo D2 e Robertinho do Recife.
Para mostrar que o carnaval de Pernambuco é realmente diversificado, o trio comandado por Cristina Amaral e Lia de Itamaracá, conhecida pela ciranda e o coco de roda, promete um momento especial para os foliões. "Elas pretendem fazer uma bela ciranda, para mostrar ao mundo a riqueza do nosso carnaval", avisa Rômulo.
O presidente defende, ainda, a presença de grupos e orquestras que estão começando a carreira. "Essa é oportunidade de dar espaço e de formarmos as futuras atrações do Galo, de incentivarmos as orquestras de frevo, como já fizemos com a Trombonada e a Orquestra Perfil", defende Rômulo. Uma das atrações que está estreando é a banda Luará, que comanda um dos últimos trios.
O Galo da Madrugada desfila no Sábado de Zé Pereira, com saída da Travessa do Forte das Cinco Pontas, às 9h, seguindo pela Rua Imperial, Avenida Dantas Barreto, Avenida Sul, Rua Saturnino de Brito, Rua Imperial, Rua do Muniz, Avenida Dantas Barreto e Avenida Guararapes. A dispersão ocorre na Rua do Sol, Praça da República, Rua do Imperador e no Cais José Estelita.


Confira a ordem dos trios elétricos e atrações:

1. Asa Branca: Gustavo Travassos, Fafá de Belém e Beto Hortiz.
2. Buraco de Tatu: Maestro Forró
3. Cintura Fina: Geraldinho Lins
4. 'Derramarraro o Gái': Asas da América
5. Forró de Cabo a Rabo: Alceu Valença
6. Juazeiro: Cristina Amaral e Lia de Itamaracá
7. Luar do Sertão: 100% Mulher
8. Matuto de Opinião: Banda Calypso
9. Nem se despediu de mim: Spok, Gerlane Lops, Elba Ramalho, Josildo Sá e Jorge Vercillo
10. No meu Pé de Serra: André Rio e Rogério Rangel
11. Numa Sala de Reboco: Almir Rouche
12. Cheiro da Carolina: Nena Queiroga e Luiza Possi
13. Xote das Meninas: Som da Terra e Guilherme Arantes
14. Olha Pro Céu: Quinteto Violado
15. Ovo de Codorna: Benil e Leozinho
16. Pagode Russo: Ed Carlos e Cylene Araújo
17. Paraíba: João do Morro
18. Que Nem Jiló: Trombonada
19. Respeita Januário: Lima Neto, Bel Lima e Adryana BB
20. Riacho do Navio: Dudu do Acordeon, banda Seu Januário e convidados
21. Tá Bom Demais: Edilza Aires
22. Tamborete de Forró: Fabiana, a Pimentinha do Nordeste
23. Último Pau de Arara: banda Luará
24. Vem Morena: banda da Polícia Militar de Pernambuco
25. Zé Matuto: Orquestra Garcia


Katherine Coutinho
Do G1 PE

Galo gigante ocupa seu posto na ponte Duarte Coelho, no Recife


Galo gigante montado na ponte (Foto: Rodrigo Lobo/JC Imagem/AE)

Depois de mais de dez horas de trabalho, o galo gigante fica pronto. Montado na ponte Duarte Coelho, no Centro do Recife, ele é um dos principais símbolos do carnaval na cidade. Muitos foliões apaixonados pelo maior bloco do mundo fizeram questão de acompanhar a montagem e registrar tudo com fotos. A estrutura pesa três toneladas e tem 27 metros de altura. (Foto: Rodrigo Lobo/JC Imagem/AE)

Do G1 PE

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

CARNAVAL DE PAULISTA

Na próxima sexta-feira (17), o Bloco da Integração, que é uma  agremiação, formada por funcionários da Prefeitura desfila pelas principais ruas do centro a partir das 15h e traz como atração a Banda Amarula.
   
Durante os dias de folia, diversas atrações vão se apresentar nos polos de animação dos bairros de Maranguape II, Janga e Engenho Maranguape. Mas, durante todo o período de Momo, os foliões poderão acompanhar diversos blocos que desfilam em vários pontos da cidade.
   
O encerramento da folia acontece na quarta-feira de cinzas (22), com o tradicional bloco Bacalhau na Vara, de Paratibe, que desfila pelas ruas do bairro arrastando milhares de pessoas. Este ano as atrações do bloco são as Bandas Amarula e Vai – D3, além dos cantores Nonô Germano e Reginho e Banda Surpresa.

Confira a programação do Carnaval de Paulista 2012:

BLOCOS OFICIAIS:

Bloco da Integração – 17/02 – 15h – Bandas Mexe Brasil e Canoa Grande - Concentração próximo ao Senac de Paulista;

Bloco Maria Farinha – 20/02 – 12h – Banda Luz e Viola – Concentração no Veneza Water Park;

Bloco Arrasta Povo – 21/02 – 18h – Banda Bembolado – Concentração próxima a Igreja Católica de Maranguape II.

POLO MARANGUAPE II – Próximo ao Núcleo de Segurança: 
 
19/02 – 21h - Banda Cythrus, Orquestra Raízes;
20/02 – 21h - Banda Morena Levada, Banda Amarula; 
21/02 – 21h - Banda Tuareg’s, Banda Pele de Maça.

POLO JANGA – Orla do Janga (próximo ao campo do Zebra): 
 
19/02 – 11h - Banda Pegada, Banda Pisada Sertaneja, Banda Fera Samba;
20/02 – 12h - Banda Imagem, Garotos da Bahia, Banda Balada Som; 
21/02 – 11h - Banda Maria Quebradeira, Banda Absoluta, Banda Sambakana.

POLO ENGENHO MARANGUAPE – Avenida Agamenon Magalhães: 
 
20/02 – 21h – Belo Xis, Luiz de Oliveira, Jefferson Rouche; 
21/02 – 21h – Banda Carta Marcada, Banda Imagem, Banda Leva Eu.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Paulista Ganhará mais um Cartório

Três novos cartórios de registro e imóveis serão criados no primeiro semestre de 2012, de acordo com o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Jovaldo Nunes. As novas unidades serão instaladas em Olinda, Paulista e Petrolina. O objetivo é fazer uma melhor repartição das tarefas, divisão de receitas e melhor prestação de serviço registral.

Um levantamento feito pelo TJPE apontou que a renda média anual dos cartórios dessas cidades é de R$2.486.000,00.

No final do ano passado, foram criados seis novos cartórios no Estado. Três em Recife, um em Jaboatão dos Guararapes, um em Ipojuca e um em Caruaru.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

CHAMINÉS DE PAULISTA AGORA É PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE PERNAMBUCO

Paulista deu mais um passo decisivo na formação da história nordestina. O município promoveu nesta quinta-feira (09.02) o tombamento do conjunto das chaminés das antigas fábricas da Companhia de Tecidos Paulista da família Lundgren. As quatro torres, sendo três na Fábrica Aurora e uma na Fábrica Arthur, passam a integrar oficialmente a lista do Patrimônio Histórico de Pernambuco. Os monumentos têm cerca de 75 metros de altura cada um.
A cerimônia foi realizada na velha Fábrica Arthur, área central da cidade. A iniciativa é resultado de entendimentos selados entre Prefeitura, ACLF Empreendimentos, Companhia de Tecidos Paulista, Grupo Nilson Lundgren, Conselho Estadual de Cultura, Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e membros da família Lundgren. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) também foi responsável pela concretização do projeto.
Durante a solenidade foi anunciada a aprovação do Projeto de Lei 004/2012 de autoria do vereador Tonico, que propõe a posição da chaminé da Fábrica Arthur, na PE-15, como o marco zero de Paulista. O projeto segue, agora, para sanção do prefeito Yves Ribeiro.
             
Antes das chaminés, o antigo casarão da Família Lundgren, situado em frente à Praça João Pessoa, também no Centro, já havia sido tombado pelo Conselho Estadual de Cultura. O presidente da instituição, Marcus Accioly, adiantou que já vem trabalhando no sentido de incluir a Igreja Matriz de Santa Isabel na lista de monumentos tombados.
O prefeito Yves Ribeiro destacou a importância da família Lundgren para a história da cidade. “Ainda no século XX, Paulista foi decisiva na economia do Nordeste com sua produção têxtil. E nós devemos muito aos operários que por aqui passaram”.Estiveram presente ainda os vereadores Tonico, Silvio Moura e Fabiano Paz, o secretário Jorge Carreiro representou os demais presentes.
             
NOVO SHOPPING- O diretor da ACLF Empreendimentos, Avelar de Castro Loureiro Filho, além de expressar em seu pronunciamento, que Paulista deve continuar investindo na preservação de seu patrimônio cultural, destacou que a cidade vai avançar na sua autonomia financeira. Ele se refere ao “boom econômico” que Paulista deve passar com a construção de um shopping. “O equipamento já vai nascer maior de que o Tacaruna”, assevera o empresário, que será responsável pelo empreendimento.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

SOLENIDADE PARA TOMBAMENTO DAS CHAMINÉS DA FABRICA DA CTP

O processo de tombamento das chaminés das fábricas da CTP, com solenidade marcada para o próximo dia 9 de fevereiro na Fábrica Arthur, e proposta inicialmente pelo Ministério Público e pelo Movimento Pró-Museu,marca definitivamente um estágio no contexto da sensibilização de parte da população do Paulista e das autoridades competentes, no que tange à responsabilidade com a preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade do Paulista. O Movimento Pró-Museu, que desde alguns anos vem articulando a agenda desta questão junto à outras entidades da sociedade civil, é parte integrante desta mobilização, através dos "abraços" da população em torno da Casa Grande da família Lundgren, e seu posterior tombamento, numa das maiores vitórias da população contra os interesses da especulação imobiliária.
 
Outra "batalha" tem sido a luta pelo tombamento da Igreja de Santa Isabel, que encontra-se parado no Conselho Estadual de Cultura, onde nem mesmo a planta foi encontrada pela Fundarpe.  Só através da organização popular e de muita pressão, é que a sociedade
civil conseguirá preservar parte importante de nossa memória e de nossa identidade.

Prof° Ricardo Andrade (Coordenador de História da Faintvisa)

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Vem ai a abertura oficial do Carnaval de Paulista co tradicional Bloco do Comercio


Como já era esperado Bloco do comércio de Paulista terá a honra de abrir novamente o carnaval do município, segundo o Sr. Inaldo Rodrigues fundador e presidente do bloco, este ano o bloco vem com muitas novidades, vamos ter desfile de fantasias, Maracatus, Bonecos Gigantes, Orquestras de Frevo e um super trio elétrico, para nossos comerciantes e Paulistenses brincar com muita segurança e alegria.
O Bloco vai ser realizado no dia 16 de Fevereiro, a partir das 19h, na Praça João XXIII, no centro do Paulista.

Apoio: Prefeitura do Paulista